Cotidiano

Em amistoso, Brasil vence Alemanha com gol de Gabriel Jesus

Foi um amistoso. Foi contra um time misto da Alemanha. Não foi em uma Copa do Mundo. Ok, tudo isso é verdade, mas a vitória do Brasil por 1 a 0 na tarde desta terça-feira serviu, mesmo que um pouco, para diminuir o peso da goleada de 7 a 1 de 2014.

Com as duas seleções em preparação final para o mundial da Rússia, o amistoso disputado no estádio Olímpico de Berlim serviu para os treinadores testarem formações de time e estratégias de jogo antes das convocações finais.

Ainda sem Neymar, Tite trocou a equipe em relação ao confronto contra a Rússia. Tirou Douglas Costa e colocou Fernandinho para fechar mais o setor de meio campo. O ataque foi formado por Gabriel Jesus avançado e a aproximação de Phillippe Coutinho e Willian. Casemiro, Fernandinho e Paulinho completaram o meio.

A seleção alemã, mesmo com muitos jogadores reservas, mostrou muita força pelo lado esquerdo, principalmente na primeira etapa. O centroavante Mario Gómez deu bastante trabalho a Miranda e Thiago Silva, mas, apesar de bastante volume de jogo, o time europeu não teve uma chance claríssima de abrir o placar.

O toque de bola brasileiro encontrava bastante dificuldade para vencer a barreira montada por Joachim Löw. Os jogadores alemães atuavam muito compactados, atacando e defendendo muito bem.  Mas o gol brasileiro saiu em uma roubada de bola, o que causou desorganização na zaga dos donos da casa. Willian e Daniel Alves fizeram boa jogada pela direita e o meia fez ótimo cruzamento que encontrou Gabriel Jesus de frente pro gol para cabecear. O goleiro ainda tentou defender mas não impediu a bola de cruzar a linha.

Na segunda etapa o time brasileiro teve mais posse de bola e parecia à vontade em campo. Com a vantagem, os comandados de Tite comeram a avançar e tiveram boas oportunidades para aumentar o marcador, principalmente com Philippe Coutinho.

O treinador brasileiro fez apenas uma modificação no times nos 45 minutos finais. Douglas Costa entrou no lugar de Coutinho e teve boa atuação, praticamente garantindo uma vaga na Copa do Mundo.

Dessa forma, o Brasil fechou a sequência de amistosos com duas vitórias seguidas e enfrenta ainda Croácia e Áustria antes da estreia no Mundial da Rússia.