O domingo (10) terá a 26ª Parada Livre de Porto Alegre. O evento ocorre a partir das 12h no Parque da Redenção. Haverá apresentações no palco principal e uma marcha acompanhada por trios elétricos pelo entorno do parque.
A abertura do evento irá ocorrer na esplanada da Redenção. A marcha sairá às 16h. A Rua de Direitos estará aberta ao público das 12h às 16h. Neste local, dedicado às instituições públicas e organizações da sociedade civil das áreas da saúde, justiça e assistência social, outros serviços estarão disponíveis.
De modo geral, o objetivo é a conscientização sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Mas a Prefeitura de Porto Alegre prepara também uma série de serviços voltados para esta população.
Confira os serviços de acordo por setor da Prefeitura
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
A pasta estará presente com os serviços do Centro de Referência em Direitos Humanos, orientando o público sobre situações de preconceito ou violência.
Secretaria Municipal de Saúde
A SMS prestará orientação e disponibilizará autotestes de HIV, preservativos, lubrificantes e materiais informativos sobre tuberculose e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
Guarda Municipal e EPTC
A Prefeitura de Porto Alegre ainda estará auxiliando na segurança, com a Guarda Municipal, na organização do trânsito, pela EPTC, e na limpeza e manutenção do parque, através do DMLU.