Docente da Feevale palestra sobre games e livros multissensoriais em Portugal

A professora da Universidade Feevale Regina de Oliveira Heidrich está em Portugal para participar de conferências e ministrar atividades até o dia 10 de maio.

A docente foi convidada para participar do evento multifacetado Jornadas Supera, em Leiria até amanhã (4).

Em seguida, Regina desenvolverá aulas, palestras e workshops sobre o projeto de pesquisa SENSeBOOK – Livros Multissensoriais na Universidade de Évora e na Universidade de Lisboa, além de se reunir com representantes da Universidade Lusíada e da Universidade de Coimbra.

Déficit de Atenção/Hiperatividade

Nas Jornadas Supera, que acontecerão no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a pesquisadora falará sobre a importância do uso de games com Brain Computer Interface para auxiliar o processo de inclusão de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

Além disso, Regina realizará um workshop sobre os livros multissensoriais juntamente com os seus bolsistas que estão fazendo intercâmbio no país europeu pelo projeto: Mirella Brenner e Gustavo Nienov, do curso de Design, André Marques, de Psicologia, e Alessandra Lopes Castelinni, do doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale.

Na Universidade de Évora, instituição de ensino em que a pesquisa tem parceria com o coordenador do Programa de Pós-graduação (PPG) em Design, Paulo Maldonado, a docente ministrará atividades sobre o assunto para alunos do PPG e do curso de graduação em Design. O tema também será abordado na Universidade de Lisboa, além de apresentar o PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

“Esta viagem é importante para o processo de internacionalização do PPG, pois fortalecerá nossas parcerias, que já estão acontecendo por meio de professores portugueses ministrando aulas em na nossa Universidade, nossos docentes ministrando aulas em Portugal e alunos fazendo intercâmbio”, disse Regina.

Sobre o projeto SENSeBOOK

Realizado pela Universidade Feevale, pela Universidade Lusíada de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, o projeto prevê intercâmbio entre os dois países, nas modalidades graduação e doutorado sanduíche, e pretende desenvolver uma metodologia para a criação de kits de livros multiformato, ou seja, de leitura multissensorial.

Por meio do Design Inclusivo – definido como o desenvolvimento de produtos e de ambientes que permitam a utilização por pessoas de todas as capacidades – acadêmicos e bolsistas desenvolvem livros com uma série de recursos, como texturas, sons, contrastes, símbolos, fontes adaptadas e braile.

Liderado por Regina, o projeto é baseado em tecnologias de informação e comunicação, estratégias de adaptação audiovisual e de comunicação alternativa. Os kits permitirão o acesso de todos, em especial pessoas com cegueira, surdez ou deficiência intelectual, a uma educação de qualidade.

Um dos métodos utilizados, por exemplo, é a linguagem gratuita disponibilizada pelo Arasaac – Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Trata-se de uma ferramenta de linguagem composta por pictogramas, símbolos, vídeos e fotografias, pela qual são substituídas palavras por desenhos. Livros multissensoriais, explica Regina, além de democráticos, também auxiliam os pais de crianças com deficiência, ensinando-os como ajudar seus filhos a desenvolver diferentes habilidades.