O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) deu por concluída, nesta quarta-feira (3), a reativação dos seis sistemas de abastecimento de água em Porto Alegre, cinco dos quais ficaram completamente paralisados após o temporal de sexta-feira (29), e só foram religados em sua totalidade a partir de domingo (31), com a volta da energia elétrica às respectivas estações de tratamento.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
“Ainda temos problemas pontuais em algumas regiões da cidade, mas são demandas que fazem parte da rotina do Dmae. O sistema como um todo está funcionando como estava no final da tarde de sexta-feira, antes do temporal”, explica o diretor-geral do Dmae, Antônio Elisandro de Oliveira.
O Centro de Controle Operacional continua monitorando a variação dos bombeamentos em seus diversos níveis, o que pode ter reflexo na pressão, principalmente nas regiões mais altas e em pontas de rede que ainda têm alguma intermitência no abastecimento. As Distritais, cada uma na sua região, estão atentas a vazamentos que podem ocorrer nessa retomada dos sistemas e eventuais entupimentos. E as equipes de Manobra trabalham para expurgar os bolsões de ar que vão surgindo e obstaculizando algumas redes.
O telefone 156 (opção 2) voltou a receber demandas no ritmo natural da semana passada e a Diretoria de Tratamento está especialmente atenta às comunicações de cor, e eventualmente gosto, alterados na água que volta às residências de Porto Alegre.
“Fazemos uma média de 50 análises por dia, em pontos variados da rede, para nos certificar da qualidade da água que distribuímos”, afirma o biólogo Evandro Colares, diretor em exercício. Desde sábado, após o temporal, técnicos do Dmae colhem amostras para análises.