As contas de água do DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) voltarão a ter cobrança através do consumo aferido no hidrômetro. Os consumidores estão pagando valores que consideram a média de consumo de setembro, outubro e novembro de 2023.
A retomada desse tipo de cobrança ocorre após a contratação da empresa Conceito Prestação de Serviços. Ela venceu a licitação tapa-buraco criada pela Prefeitura de Porto Alegre.
A contratação foi realizada por um período de 180 dias ao custo de R$ 2,26 milhões aos cofres do município. A empresa deverá fazer a leitura dos hidrômetros, a impressão e entrega das contas aos clientes.
“A emissão por média [realizada nos últimos meses] foi necessária para manter os volumes impressos nas contas consoante com os registrados no hidrômetro e dentro dos padrões de utilização dos usuários”, afirma o diretor-geral Dmae, Maurício Loss.
A antiga contratada, a F.IMM Brasil LTDA., deveria realizar a leitura de hidrômetros, impressão e entrega simultânea de contas. No entanto, teve problemas na execução do serviço. Em maio do ano passado, houve erro no cálculo na data de leitura de contas de 6.225 instalações em 14 bairros.