O Rio Grande do Sul vai ter um Dia de Natal de tempo instável e com alto risco de temporais em todas as regiões. Um incomum ciclone extratropical irá se formar próximo da costa gaúcha nesta segunda-feira (25). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas para risco de temporais, vendavais e ventos costeiros.
O tempo parcialmente nublado, com aberturas de sol, e abafado predominou no Estado neste domingo (24). No entanto, as condições vão mudar drasticamente. Novas áreas de tempestade avançam pela Campanha e metade Norte do Estado, trazendo transtornos para a população. Os maiores riscos, segundo a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) são no período da madrugada e manhã.
Há risco de chuvas intensas, eventual queda de granizo e ventos que podem passar dos 90 km/h durante os temporais. Os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia. Além disso, os ventos serão constantes com velocidades acima dos 70 km/h na faixa Leste.
Por causa do risco de tempestades, o Inmet publicou três alertas para risco de tempestades em áreas do Estado, um para risco de vendaval e outro para fortes ventos costeiros.
Em Porto Alegre, a segunda-feira de Natal terá períodos com chuva, que pode vir a ser forte em alguns momentos. Mínima de 20°C e máxima de 28°C. Em São Borja, na Fronteira Oeste, risco de chuva forte. Mínima de 22°C e máxima de 29°C. Mesma condição para Erechim, que terá temperaturas variando entre 18°C e 23°C.
Na terça-feira (26), o tempo volta a ficar firme sobre o RS, com mínimas entre 10 e 17°C e máximas, dos 23 aos 27°C. A tendência é que na quarta-feira (27), o tempo se mantenha com condições parecidas.