RIOS E ARROIOS

Estado realiza trabalhos de desassoreamento na Região Central

Objetivo é ampliar a vazão de rios e arroios, prevenindo alagamentos e reduzindo os riscos decorrentes das chuvas intensas

Ação visa melhorar a vazão de cursos d'água, prevenindo inundações e mitigando os impactos das chuvas intensas - Foto: Pedro Andrade/Ascom Sedur
Ação visa melhorar a vazão de cursos d'água, prevenindo inundações e mitigando os impactos das chuvas intensas - Foto: Pedro Andrade/Ascom Sedur

O governo do Estado está realizando trabalhos de desassoreamento na Região Central. O objetivo é ampliar a vazão de rios e arroios, prevenindo alagamentos e reduzindo os riscos decorrentes das chuvas intensas.

Os trabalhos fazem parte do Programa Desassorear RS. Conforme a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) já há resultados positivos nos municípios de Nova Palma, Dona Francisca, Agudo e Faxinal do Soturno.

“O programa atua de forma direta na proteção das pessoas. Em cada município em que as equipes concluem o trabalho, observamos relatos sobre o aumento da sensação de segurança pela população, que se sente mais tranquila a partir das ações de desassoreamento. A limpeza dos cursos d’água é uma medida técnica que dá resultado imediato e mostra, na prática, o compromisso do governo do Estado e do governador Eduardo Leite em apoiar os municípios atingidos pelas cheias”, destacou o titular da Sedur, Marcelo Caumo.

Na região Central do Estado, entre projetos concluídos e em execução, as equipes já retiraram cerca de 121 mil metros cúbicos de sedimentos de rios e arroios locais.

No município de Faxinal do Soturno, onde o trabalho está em andamento, já foram extraídos 22.886,40 metros cúbicos de sedimentos do Arroio Guarda-Mor. Em Nova Palma, as máquinas seguem trabalhando em dois trechos, Arroio Bugre e Lajeado Seco. Situação semelhante é relatada nas cidades de Agudo e Dona Francisca.

“Na região Central, o nosso município foi um dos mais afetados. Nós sofremos grandes avarias, especialmente devido ao transbordamento dos arroios. Por isso aqui a gente precisa muito do Desassorear, pois hoje temos arroios assoreados, que antes das enchentes tinham de dois a três metros a mais de profundidade do que tem hoje”, relatou o prefeito de Dona Francisca, Saul Reck.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.