Em um momento inédito para a política gaúcha, a deputada estadual Silvana Covatti (PP) assumiu a presidência da AL/RS (Assembleia Legislativa). É a primeira vez que uma mulher comanda a Casa, em 180 anos.
A cerimônia de transmissão de cargo foi aberta pelo deputado Edson Brum (PMDB). Acompanharam a posse da deputada o governador José Ivo Sartori (PMDB) e os principais chefes dos três poderes.
“Pela primeira vez uma voz feminina vai conduzir as reuniões de Mesa e de Líderes com um mote diferente”, afirmou a deputada. Orgulhosa em assumir o desafio de presidir a Assembleia, comprometeu-se com a representação feminina no Parlamento.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Biografia
A próxima presidente do Poder Legislativo rio-grandense, deputada Silvana Maria Franciscatto Covatti, nasceu em Frederico Westphalen (RS), em 8 de dezembro de 1963. Atualmente residindo na Capital, Silvana Covatti iniciou sua carreira política ao lado do esposo, Vilson Covatti, ex-vereador de Frederico Westphalen e ex-deputado estadual e federal do Rio Grande do Sul. Silvana dedicou-se aos bastidores da política por 23 anos, voluntariamente, assumindo, nesse período, a presidência da Mulher Progressista no estado.
Silvana Covatti concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia gaúcha em 2006, quando foi eleita a parlamentar mais votada entre as mulheres da 52ª legislatura, com 65.547 votos. Em 2010, a deputada foi reconduzida ao cargo com 85.604 votos, a maior votação do Legislativo gaúcho naquele ano.
Nas últimas eleições, em 2014, superou mais uma vez sua própria votação com a conquista de 89.130 votos, sendo eleita a mais votada da bancada progressista no Parlamento gaúcho. Atualmente, a parlamentar é primeira vice-presidente do partido no Rio Grande do Sul. Em 2016, Silvana Covatti será a primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento.