Depois de 40 dias, Cantareira volta a ter 7% da capacidade alagada

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, voltou a subir neste sábado, segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O reservatório passou de 6,9% ontem para 7,1% na manhã de hoje, contando duas cotas do volume morto.
O Cantareira está no 9º dia seguido de alta no volume de água, fazendo com quê o reservatório volte a ter 7% da capacidade alagada, o mesmo nível registrado em 5 de janeiro., há 40 dias atrás.
Ontem (13), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou que o estado terá um plano de contingência para enfrentar a crise hídrica que afeta a região metropolitana da capital. O plano vai prever, por exemplo, como deve ser feito o abastecimento de instituições que não podem prescindir do fornecimento de água, como as escolas, os hospitais e as penitenciárias.
A maior parte dos demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo também teve alta neste sábado. O Alto Tietê subiu de 13,3% para 13,7%. O Rio Grande passou de 79,9% para 80,2% e o Rio Claro, de 31,8% para 31,9%. O Alto Cotia registrou queda, passando de 34,3% para 34,2%, e o Guarapiranga está operando com 55% de sua capacidade, registrando queda em relação a ontem, quando o nível de água estava em 55,2%.