Notícia

Pela primeira vez, todas as comportas do Cais Mauá são fechadas

A última comporta aberta do Cais Mauá, localizada em frente da avenida Sepúlveda, foi fechada às 18h30 desta segunda-feira (12) por uma equipe do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais). Durante a tarde, o lago Guaíba chegou ao nível mais alto em 74 anos, com 2,88 metros de altura. Segundo estimativa da SPH/RS (Superintendência de Portos e Hidrovias), no entanto, o lago alcançou os 2,92 metros.

A medida de fechar as 14 comportas do sistema de prevenção de enchentes de Porto Alegre é preventiva e inédita, porque – desde a sua construção, nos anos 1960 – o Muro da Mauá nunca foi usado para barrar o avanço do Guaíba contra o Centro da Capital. A cota de extravasamento do Cais Mauá é de 3 metros.

Em outro ponto, por causa das marolas causadas pelo vento no lago, a área dos armazéns portuários junto à avenida da Legalidade, já possui alagamentos causados pela enchente.

Como é o muro da Mauá?

O Muro da Mauá possui 2.647 metros de comprimento e faz parte do Sistema de Proteção Contra Cheias, que é constituído pelo muro, 68 quilômetros de diques, 14 comportas e 19 casas de bombas. O sistema foi construído a fim de evitar catástrofes semelhantes à enchente de 1941, quando grande parte do Centro e do bairro Navegantes foram alagados pelo Guaíba.

O muro possui uma estrutura de concreto armado de três metros abaixo do solo e outros três acima dele. Nunca o sistema chegou a ser utilizado para barrar uma enchente desde o final da sua construção, em 1970. As outras 13 comportas foram fechadas pela primeira vez neste feriadão.

Vídeo da comporta sendo fechada