Cotidiano

DEP instala geradores nas casas de bombas da Capital

A Prefeitura da Capital instalou, de forma emergencial, geradores em sete casas de bombas da cidade, como forma de prevenir possíveis quedas de luz durante os temporais previstos para a noite desta terça-feira (20), e a madrugada de quarta-feira (21), o que pode resultar em acúmulo de água nas vias.
A decisão foi tomada pelo prefeito José Fortunati, durante reunião na manhã desta segunda-feira (19), com técnicos e o diretor-geral do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), Tarso Boelter. As máquinas irão funcionar entre esta terça-feira e sexta-feira (23).
A colocação está dentro das ações preventivas definidas com o GT Enchentes neste final de semana, com base na previsão do Sistema Metroclima de que haverá novos temporais a partir da noite de amanhã. “Vamos garantir que não haja suspensão do trabalho das bombas em áreas definidas em função de estarem próximas a comunidades carentes ou a prestadores de serviços essenciais à cidade”, indicou o prefeito José Fortunati.
Foram colocados geradores nas casas de bomba 1, na Rodoviária, atendendo o Centro; na casa de bombas 2, que atende a Estação de Bombeamento do  Dmae no bairro São João; na 5, próxima à Vila Farrapos; na 6; no bairro Anchieta, para atender o bairro Humaitá; na 10, no bairro Sarandi; na 16, próxima ao Tribunal de Justiça do Estado, no bairro Praia de Belas; e na casa de bombas Sílvio Brum, próxima à avenida Sertório.
O prefeito José Fortunati, junto com o diretor-geral do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), Tarso Boelter, acompanhou, no início da tarde desta terça-feira, 20, a colocação dos geradores na casa de bombas do bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre.
“Saio daqui mais tranquilo porque estamos garantindo a continuidade do funcionamento das bombas”, disse o prefeito, ao lembrar que o grande problema durante os temporais é o rompimento dos fios de alta tensão e a queda de luz, que interrompem o trabalho das máquinas nas áreas mais alagadiças da cidade. “Os geradores darão condições plenas e ininterruptas de funcionamento”, concluiu.