O DEP (Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre) iniciou nesta terça-feira, 21, o conserto do talude do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, nas proximidades da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Neste conserto o departamento está utilizando equipe própria. A contenção do local foi iniciada nesta terça, e nesta quarta-feira, 22, começa o fechamento com concretagem.
No trecho de desmoronamento do talude na avenida Ipiranga, em frente ao Palácio da Polícia, o DEP finalizou o termo de referência e o processo caracterizando o caráter emergencial da obra. A próxima etapa é a autorização da Procuradoria-Geral do Município para contratação e início dos trabalhos.
O conserto deste trecho dos taludes do arroio Dilúvio tem orçamento de R$ 283 mil e um prazo de execução estimado em 90 dias. Neste local, uma erosão potencializada pelas fortes chuvas provocou o desmoronamento de lajes que sustentam os taludes do arroio. Desmoronaram, aproximadamente, 30 metros de lajes.
Outros serviços de manutenção deverão ser feitos no leito do arroio, como conserto dos ressaltos (degraus do arroio) e de 65 metros de muros de contenção feito em pedras. Estas obras deverão ser feitas por meio de licitação.
Cotidiano