Defesas Civis de países da AL realizam reunião virtual sobre Covid-19

Defesas Civis de países da AL realizam reunião virtual sobre a Covid-19

Isolamento social, construção de hospitais de campanha e restrições de mobilidade urbana foram temas tratados em uma teleconferência com representantes das Defesas Civis de países da América Latina. O encontro para troca de experiências, promovido pela Secretaria de Gestão Integrada de Riscos, Desastres e Proteção Civil da Cidade do México, reuniu autoridades de 11 países.

O subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Rodrigo Dutra, participou da reunião, na sexta-feira (24). Os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul foram convidados para representar o Brasil e compartilhar as experiências locais e regionais sobre as ações e o suporte direcionado à população no enfrentamento da Covid-19. A reunião multinacional contou ainda com a participação de representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Venezuela.

“Compartilhamos informações e resultados de experiências como, por exemplo, o isolamento social, hospitais de campanha e restrições de mobilidade urbana. Outro assunto tratado durante o encontro foi a preocupação com o aumento da violência doméstica em todos os países participantes”, relata Dutra.

Segundo ele, “as medidas de isolamento social implementadas no Rio Grande do Sul colocam o Estado em um nível muito elevado no achatamento da curva e nas ações de respostas ao enfrentamento à pandemia, que tornou o RS um exemplo no controle da disseminação do vírus e do número de óbitos, se comparado com países da América Latina”.

Cidade do México

A Cidade do México também tem um dos menores índices de contaminação e mortalidade pela Covid-19 da América Latina. Conforme a secretária de Gestão Integrada de Riscos, Desastres e Proteção Civil do município, Myriam Urzúa, lá os números são baixos porque a cidade realizou um diagnóstico de toda a estrutura sanitária disponível e orientou a população a ficar em casa de forma voluntária e consciente. “Cuidando de si, cuidamos dos outros”, destacou Myriam. No dia 1º de maio, será realizada a segunda teleconferência com uma temática especifica que será definida nos próximos dias.