A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil juntamente a Sala de Situação do Estado confirmaram a ocorrência recente de um tornado sobre a região de Júlio de Castilhos, na Região Central do RS. A análise ocorreu na última segunda-feira (19).
Segundo os meteorologistas da Sala de Situação, o fenômeno foi causado pela disponibilidade de calor e umidade, que causaram tempestades isoladas no território gaúcho. Para a sala de situação, o tornado é um fenômeno comum quando temos tais condições de calor e umidade, porém nem sempre constatados e registrados por meio de imagens.
As precipitações na região da ocorrência do tornado ficaram entre 20 e 35 mm/dia. Não foram reportados danos em decorrência do evento.
A Defesa Civil do RS recomenda às pessoas que evitem permanecer nas proximidades do local onde está ocorrendo o fenômeno, procurando abrigo em área segura.
“Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município. Qualquer emergência ligue, 193 ou 190”, conclui o órgão em nota.