RISCO DE MAIS ENCHENTES

Defesa Civil emite alerta para risco de novas enchentes no RS

O alerta da Defesa Civil decorre da previsão de chuvas intensas nos próximos dias, com grandes volumes acumulados.

RIO PARDINHO, RS, BRASIL, 01.05.2024 - Corpo de Bombeiros trabalha no resgate e ajuda a moradores de Rio Pardinho. Fotos: Lauro Alves/ Secom
RIO PARDINHO, RS, BRASIL, 01.05.2024 - Corpo de Bombeiros trabalha no resgate e ajuda a moradores de Rio Pardinho. Fotos: Lauro Alves/ Secom

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Sala de Situação, emitiu um alerta para a possibilidade de novas enchentes no Estado. O alerta decorre da previsão de chuvas intensas nos próximos dias, com grandes volumes acumulados.

Conforme o órgão, há possibilidade de “extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade” nas áreas amarelas. E há risco de novas enchentes nas áreas destacadas em laranja no mapa abaixo.

As bacias hidrográficas com maior risco de novas enchentes são: Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí e Baixo Uruguai.

Crédito: reprodução / Defesa Civil do RS

Rios como Taquari, Caí, Sinos e Jacuí estão acima da cota de inundação, enquanto o Guaíba está no limiar da cota de alerta. Na Região Hidrográfica do Uruguai, os rios apresentam condição variando entre normalidade e atenção.

“Em função da previsão que indica chuvas pontualmente intensas sobre o estado entre os dias 20 e 23 de junho. Indica-se a condição de ALERTA para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos”, diz a Defesa Civil.

“Devido aos volumes acumulados nos últimos dias e respostas hidrológicas que já estão ocorrendo é indicado o risco e condição de INUNDAÇÃO dos rios maiores das bacias Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí e Baixo Uruguai”, pontua.