A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) anunciou, nessa quinta-feira (14), uma nova parceria com a Cufa (Central Única das Favelas). A colaboração tem o objetivo de ampliar o alcance da competição de poesia falada voltada para jovens de territórios em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos seis CJ (Centros da Juventude do RS).
Com a iniciativa, a Sedac espera garantir mais visibilidade para o vencedor do Poetry Slam no South Summit Brasil, oportunizando sua apresentação no palco principal da Expo Favela Innovation. O evento acontece em junho, em Porto Alegre.
“Para a Cufa Rio Grande do Sul é muito importante estar junto à Sedac e aos Centros de Juventude promovendo a cultura e a educação, e trazendo esses jovens para o maior evento de inovação do mundo. E depois proporcionar a participação do vencedor na Expo Favela”, avalia Roberto Torres Junior, coordenador estadual da Cufa.
A Secretaria da Cultura já conta com apoio da Cufa para iniciativas de inclusão social e também é apoiadora da Expo Favela. De acordo com o assessor técnico de Cidadania e Políticas Públicas da pasta e um dos coordenadores do projeto, Fabrício Marquezin, a ideia é aumentar a participação da sociedade civil nas políticas públicas executadas pela Sedac, capilarizando ainda mais a cultura para todos os territórios.
“A Cufa é uma organização reconhecida pelas periferias, que agrega e estimula os jovens, vindo a somar e multiplicar as forças que o Governo do Estado já emprega no estímulo a criatividade, da inovação e do empreendedorismo entre os jovens, auxiliando na promoção da diversidade cultural das comunidades locais e na construção de pontes entre diferentes grupos sociais”, finaliza Marquezin.
Sobre a Expo Favela Innovation
A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O evento acontece em junho, em local a ser definido.
O objetivo é dar visibilidade a essas iniciativas e, assim, promover um palco para esse encontro com investidores que possam acelerar empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que nascerão nos eventos.
A Expo Favela Innovation terá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.