Cruzeiro do Saber retoma travessias pela hidrovia

O Cruzeiro do Saber retomou as travessias pela hidrovia que liga Pelotas a Rio Grande neste domingo (4). Sob o comando do capitão Lauro Barcellos o barco-escola Flor do Mar zarpou pela manhã do cais do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande, com direção ao Porto de Pelotas. A viagem contou a presença de alunos do projeto, tripulação e convidados – entre eles a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Cleuza Dias, a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas e a pró-reitora de cultura e extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na segunda-feira(5) a travessia de volta (Pelotas/Rio Grande) contou com a turma de alunos do curso de Recursos Hídricos da UFPel, que ao chegarem fizeram uma visita técnica ao CCMar, para conhecer de perto a a amplitude do projeto.

A viagem dura cerca de quatro horas e encanta aos mais diferentes olhares. Neste espaço de tempo é possível vislumbrar a região por outro ângulo, desvendando os mais diferentes aspectos da hidrovia. Desde o caráter sustentável da região, até o papel de ente econômico de promoção do bem-estar da comunidade. Segundo Lauro Barcellos, a permanência em um barco vai além das observações visuais. “Permite que possamos enxergar as coisas de um novo ângulo, favorecendo a compreensão sobre a importância da convivência harmônica com base no respeito mútuo, já que o cotidiano de uma tripulação está centrado na força do conjunto”, analisa. Ele lembra ainda, que cada um verá diferentes coisas de diferentes formas e sentirá de maneira idêntica por ser única. “A identidade reside, justamente, na singularidade”, resume.

Desde maio de 2016 o Cruzeiro do Saber integra as ações de revitalização da orla portuária do Otroporto (antigo Porto das Artes), projeto liderado pela Sagres e CMPC Celulose Riograndense. A agenda de atividades do ano está em fase de preparação e em breve novas datas serão anunciadas. O Cruzeiro do Saber é oportunizado através do apoio da Sagres Agenciamentos Marítimos, CMPC Celulose Riograndense, Furg, Marinha do Brasil, Superintendência de Portos e Hidrovias e Patram.