Um criminoso morreu e outro foi baleado após trocarem tiros com brigadianos durante a madrugada deste sábado (18), na zona Sul de Porto Alegre. A ocorrência começou por volta das 2h da manhã na rua Belmonte de Macedo, esquina com a João Batista da Silva, no bairro Nonoai.
Conforme o 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar), os policiais faziam o levantamento de um no local onde o soldado da BM havia sido baleado horas antes quando se depararam com um Ford Fiesta. Os policiais começaram a acompanhar o carro, que havia sido roubado no bairro Menino Deus, durante a tarde de sexta-feira.
Na avenida Campos Velho, na esquina com a avenida Nonoai houve uma primeira troca de tiros entre uma guarnição do POE (Pelotão de Operações Especiais) que havia sido alertada do carro. Os bandidos conseguiram fugir pela avenida Cavalhada e, na rua Santa Flora, colidiram com um Volkswagen Up!.
Os criminosos ainda tentaram roubar o carro, mas foram impedidos pelos policiais. A perseguição continuou até rua Xavier da Cunha, próximo ao “Cantão”, onde houve uma nova troca de tiros. Três criminosos foram baleados. Um deles, identificado apenas como Cristiano Ribeiro, morreu enquanto era encaminhado ao Postão da Cruzeiro.
Um menor de idade de 17 anos foi baleado na perna esquerda e Jackson dos Santos Siqueira, 19, com antecedentes por tráfico, foi atingido no braço. Como estavam feridos, foram encaminhados até o hospital.
John Willian da Silva Oliveira e Karolina Eloá Ramos da Silva foram presos e encaminhados para a DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) do Palácio da Polícia). Com eles foram apreendidos dois revólveres, calibre 38 sendo um com duas munições deflagradas e outro com três munições deflagradas e mais uma réplica de pistola Glock.
O menor foi encaminhado, após atendimento para o DECA (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente. Os outro ferido foi encaminhado, depois do atendimento para a DPPA. Nenhum policial foi ferido na ação. O carro roubado foi recuperado e apreendido.
Os envolvidos são suspeitos, ainda, de participarem do tiroteio que feriu um soldado Tiago Bernardes da Silva, do 21º BPM, na tarde de sexta-feira durante um assalto. O policial foi alvejado por dois indivíduos em uma moto quando estava à paisana. Ele foi socorrido ao Postão da Cruzeiro e encaminhado depois para o HPS (Hospital de Pronto Socorro) baleado nas costas. A arma roubada do policial ainda não foi encontrada.