CPTEC e INMET emitem alertas para risco de ventania e tempestades no RS

Conforme os institutos, há possibilidade de ventania e tempestades com raios e chuva intensa no Rio Grande do Sul até sexta (14).

Os dois órgãos de meteorologia de abrangência nacional, o CPTEC e o INMET, emitiram, nesta quarta-feira (12), alerta para risco de temporais no RS a partir de amanhã (13). Conforme os institutos, há possibilidade de ventania e tempestades com raios e chuva intensa no Estado até sexta (14).

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) aponta haverá condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade em todo o Oeste do Estado. A instabilidade pode ser acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento.

Estão sob a advertência – desde às 12h da tarde desta terça – a Fronteira Oeste, Noroeste e parte da Campanha, Centro e Norte do RS. A situação de atenção prossegue por toda a quinta-feira (13), conforme o CPTEC.

Já na sexta-feira (14), há possibilidade de pancadas de chuva, rajadas de vento e pontuais acumulados expressivos de precipitação. Há risco de queda de granizo e de descargas elétricas em parte do Centro, Noroeste e Norte gaúcho. O alerta é válido até o fim do dia.

Por sua vez, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta grau de perigo para tempestades em toda a parte Oeste do Rio Grande do Sul entre o fim de hoje e amanhã. São esperadas pancadas de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

O órgão também alerta para ventos intensos, entre 60 a 100 Km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso expira às 10h da manhã de quinta, mas pode ser prorrogado.

Em Porto Alegre, no entanto, a chuva será irregular e mal distribuída, mas não se descarta chuva localmente forte, conforme o Sistema Ceic-Metroclima.