O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiram advertências para a possibilidade de chuvas intensas, vento e até granizo no Rio Grande do Sul. O alerta para a possibilidade tempo severo é válido para toda esta quarta-feira (8).
O mau tempo deve ser causado pela rápida passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil. O sistema deve causar chuva no Oeste já nas primeiras horas da manhã desta quarta e a chuva se espalha pelo Estado ao longo do dia. Porto Alegre e região metropolitana devem ter chuva por volta das 13h.
O CPTEC aponta que haverá condição para pancadas de chuva ao longo da quarta-feira que, localmente, poderão ser intensas e vir acompanhadas de descargas elétricas. “Não se descarta também a queda de granizo e rajadas de vento de moderada a forte intensidade em alguns pontos. Na Fronteira Oeste e Noroeste do RS, a chuva ocorrerá já entre a madrugada e manhã e no decorrer do dia as instabilidades atingirão as demais áreas sinalizadas”, aponta o órgão.
Apenas cidades da Serra, Campos de Cima da Serra e do Litoral Norte não estão sob o aviso de cor amarela, o mais baixo da escala do CPTEC.
Já o INMET destaca que os volumes devem ser baixos, mas com pancadas intensas. Segundo o aviso, é baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores ou de alagamentos. O instituto também aponta que apenas cidades dos Campos de Cima da Serra e próximas a Torres, no Litoral Norte, não estão sob o aviso.
Porém, o órgão destaca que, a partir do meio-dia, as cidades próximas da Lagoa dos Patos e da faixa litorânea podem ter rajadas de vento. As rajadas podem chegar até 40km/h. A advertência também tem a cor amarela, com menor risco à população.
Até às 14h desta terça-feira (7), o Sistema Ceic-Metroclima mantinha a previsão do fim de semana para Porto Alegre. “Sol aparece com nuvens, mas no decorrer do dia as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva. A chuva será irregular e mal distribuída. O vento sopra do quadrante Oeste/Norte fraco a ocasionalmente moderado. A temperatura sobe menos. Mínima de 9°C e máxima de 20°C”, diz o texto, que está disponível no site da PMPA.