CPERS defende suspensão imediata de aulas por causa do coronavírus

O Sindicato dos Professores do RS publicou uma nota, em seu site, defendendo a suspensão imediata das aulas em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

O CPERS (Sindicato dos Professores do RS) publicou uma nota, em seu site, defendendo a suspensão imediata das aulas em todo o Estado do Rio Grande do Sul. A medida seria uma forma de retardar o contágio pelo novo coronavírus.

O sindicato cita o recente decreto vetando eventos públicos e viagens oficiais de integrantes do governo. “Protegeu os seus, mas nada propôs para defender a vida dos estudantes e educadores(as) da rede estadual e suas famílias”, criticou o CPERS.

O governo do Estado vem avaliando medidas a serem tomadas após as que foram anunciadas na sexta-feira (leia abaixo). Outros estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, vão suspender as atividades escolares diante do novo coronavírus. No entanto, não há uma definição, até o momento, se haverá suspensão do ano letivo em razão da doença.

“Suspender as aulas imediatamente, garantindo a remuneração dos trabalhadores(as), e por tempo determinado, é a providência lógica a ser tomada”, destaca o CPERS.

Desde os primeiros sinais da Covid-19, na China, o governo do Estado vem se reunindo e discutindo medidas a serem tomadas para evitar a propagação do vírus. O primeiro caso de coronavírus no RS foi confirmado no dia 5 de março. Até agora, o Estado tem sete casos. São cinco em Porto Alegre, um em Caxias do Sul e um em Campo Bom. O morador de Campo Bom, primeiro caso, já está curado.

Medidas anunciadas pela Seduc (Secretaria de Educação)

  • Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória;
  • Estimular a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel;
  • Estimular o uso de lenços de papel;
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola após o uso;
  • Evitar compartilhamento de copos e vasilhas e talheres;
  • Em escolas de educação infantil, lavar regularmente os brinquedos com água e sabão;
  • Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;
  • Manter atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios;
  • Comunicar autoridades sanitárias sobre a ocorrência de casos de contágio do Coronavírus