O corte no fornecimento de energia elétrica para os clientes da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), a maioria deles em Porto Alegre, está provocando um efeito cascata no sistema de abastecimento de água da Capital.
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) está com quatro das seis estações de distribuição de água fora de operação. Estão sem energia elétrica, a estação São João – que abastece a zona Norte da cidade – a Moinhos de Vento – que abastece o Centro – a que fica na região das Ilhas e a Menino Deus, responsável por um terço dos clientes.
A zona Sul está com as duas estações funcionando normalmente. A orientação é que a população economize água, porque mesmo com o restabelecimento da energia, ainda é preciso o bombeamento até as casas.
Curta nossa página no Facebook e siga no Twitter
Cerca de duas horas após o temporal atingir Porto Alegre, o DMAE já alertava sobre o problema. “Essa parada das estações de bombeamento, por falta de energia elétrica, terá consequências ainda imprevisíveis no abastecimento de água nas próximas horas.”
O problema também se repete em cidades atendidas pela Corsan.