A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) estima normalizar o abastecimento de água em Gravataí neste domingo (2). A água deve voltar para as torneiras de milhares de consumidores após o término do segundo reparo em uma adutora.
A conclusão ocorreu por volta das 21h deste sábado (1°). E a previsão de normalização do abastecimento de água é o fim da manhã deste domingo.
A tubulação de água se rompeu no meio da semana. E, no início da noite de ontem, quando a pressão de água voltou ao limite do cano de metal, a adutora voltou a vazar. Conforme a Corsan, um anel de borracha da tubulação se deslocou durante a retomada do abastecimento.
Os técnicos da Corsan viraram noites, soldando e reparando a adutora, mesmo debaixo de chuva. O local dos trabalhos também fica sob uma rede de alta tensão, que exige atenção redobrada.
Diante da conclusão dos trabalhos, o tráfego nos dois sentidos das pontes foi retomado.
O motivo do rompimento
A adutora passa na lateral das pontes do bairro Parque dos Anjos. O local está passando por obra de duplicação. Conforme a Corsan escavações da obra, feitas por empresa contratada pela Prefeitura, desestabilizaram o talude que sustentava a adutora. A chuva da última semana também contribuiu para a queda de um poste de alta tensão e o deslocamento da tubulação.
As equipes da Corsan trabalharam por mais de 65 horas para recuperar o talude que havia se desmanchado. Os funcionários tiveram que realinhar a adutora, colocá-la sobre estruturas de metal, colocar uma camada de pedras e de concreto junto à cabeceira da ponte.
Ainda de acordo com a Corsan, técnicos vão intervir na adutora durante a madrugada na próxima semana. A intenção é evitar que a tubulação apresente novos problemas.