As forças militares da Coreia do Sul afirmaram que a Coreia do Norte disparou dois projéteis, possivelmente mísseis balísticos de curto alcance, em direção ao mar, no leste da Península Coreana.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul anunciou que os projéteis foram lançados por volta das 5h34 e 5h50 da manhã deste sábado (10) (horário local), a partir dos arredores de Hamhung, cidade costeira no leste do país, localizada na província de Hamgyong do Sul.
Os militares acreditam que os projéteis consistiam de mísseis balísticos de curto alcance e teriam feito um voo de mais de 400 quilômetros, atingindo altitude de cerca de 48 quilômetros.
O governo sul-coreano convocou uma reunião de emergência de autoridades do alto escalão. O gabinete da Presidência declarou que o lançamento seria aparentemente uma demonstração de força diante dos exercícios militares conjuntos em andamento entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul. A Presidência sul-coreana acrescentou que a ação também busca testar o desempenho de novos mísseis balísticos de curto alcance norte-coreanos, desenvolvidos domesticamente.
O lançamento de hoje foi o quinto de uma série de testes de voo de mísseis executada por Pyongyang desde 25 de julho. O governo sul-coreano está conclamando a Coreia do Norte a interromper os lançamentos. De acordo com Seul, os testes poderiam agravar as tensões militares na Península Coreana.
Enquanto isto, o presidente americano, Donald Trump, minimizou os disparos da Coreia do Norte. Ele afirmou que foram todos lançamentos de projéteis de curto alcance e não violaram a promessa norte-coreana de evitar testes de mísseis intercontinentais.