Cotidiano

Coordenador de campanha de Sebastião Melo é encontrado morto na sede do PMDB em Porto Alegre

A informação da morte de Plínio Zalewski foi confirmada pelo presidente do PMDB. O prédio está isolado para a realização de perícia.

O coordenador-executivo da campanha de Sebastião Melo (PMDB) à Prefeitura de Porto Alegre, Plínio Zalewski, de 53 anos, foi encontrado morto na sede do partido, na tarde da última segunda-feira (17). Ele estava dentro do prédio, localizado na avenida João Pessoa, no bairro Cidade Baixa.

Equipes da Polícia Civil e do IGP (Instituto-Geral de Perícias) estiveram na sede do PMDB e retiraram o corpo, mas a causa da morte ainda não foi confirmada. Zalewski apresentava um corte na garganta.

Polícia Civil trabalha com hipótese de suicídio na morte de coordenador de campanha de Melo 

Zalewski era casado e deixa dois filhos, de 10 e 12 anos. Ele era considerado desaparecido por familiares desde o final de semana. Segundo informações de integrantes do PMDB, ele teria feito o último contato com a família no domingo à tarde.

Assessor do deputado estadual Tiago Simon (PMDB) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Plínio Zalewski se mostrava abatido com a campanha de segundo turno pela Prefeitura de Porto Alegre, marcada por ataques dos dois lados.

Repercussão e reações 

O diretório municipal do PMDB Porto Alegre suspendeu as atividades de campanha por 24 horas. O partido divulgo uma nota oficial, assinada por Antenor Ferrari, presidente do diretório municipal do PMDB de Porto Alegre”:

“O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), por seu Diretório municipal de Porto Alegre, expressa profundo pesar pelo trágico falecimento do seu valoroso companheiro de lutas Plinio Alexandre Zalewski Vargas e solidariza-se com seus familiares, inúmeros amigos e companheiros de caminhada.

Plínio tem uma história dedicada ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com especial foco na cidade de Porto Alegre, sendo reconhecido pelo seu trabalho comprometido e leal. Atualmente contribuía de forma valorosa como um dos coordenadores do Plano de Governo da campanha de Sebastião Melo a prefeito de Porto Alegre.

O Diretório municipal do PMDB, diante deste triste episódio, declara luto, suspendendo por 24 horas as atividades partidárias e eleitorais.”

Por meio do Twitter, o candidato a prefeito Sebastião Melo (PMDB) lamentou a morte e escreveu: “Estamos consternados pela trágica morte de um dos coordenadores da nossa campanha. As atividades estão suspensas até amanhã.”

O adversário de Melo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), também lamentou a morte e disse que irá suspender as atividades de campanha: “O candidato Nelson Marchezan Júnior e a coligação “Porto Alegre Pra Frente”, lamentam, com profundo pesar, a morte trágica de Plínio Vargas Zalewski, um dos coordenadores da campanha de Sebastião Melo. Em solidariedade e respeito à família, amigos e ao PMDB, a coligação suspende temporariamente qualquer atividade de campanha eleitoral. A coligação não veiculará o próximo programa eleitoral gratuito de hoje à noite e pediu a não veiculação das inserções nas próximas 24 horas de rádio e televisão..

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também se pronunciou: “É com profundo pesar que registro o passamento prematuro do companheiro Plinio Alexandre Zalewski Vargas, um grande amigo com quem militei na política desde a década de 1980 e colega aqui na Prefeitura, desde o início de nossa administração. Aprendi a admirar a sua inteligência e a visão de mundo que o permitia transitar pelos mais diversos ambientes, dos mais humildes aos mais intelectuais, sem perder a noção da realidade que, em seu universo, buscava transformar para melhor. Nesse momento de luto para todos, muito mais para os seus familiares, me uno à dor dos amigos e companheiros, não apenas do PMDB, mas de todos os partidos que com ele conviveram. E especialmente dirijo à família do Plinio minha palavra de solidariedade. Que Deus esteja com eles e lhes dê conforto, nessa hora tão difícil.”