Cooperativa irá comprar leite de produtores de Capão do Cipó

Está próximo de chegar ao fim o impasse envolvendo a produção de leite no Capão do Cipó. O secretário de Agricultura do município, Afonso da Silva, conta que, técnicos da Coomat (Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi) estarão em Capão do Cipó para cadastrar os produtores. Na prática, isso quer dizer que a produção de 40 produtores será comprada pela cooperativa.
Na semana passada, produtores de leite jogaram fora mais de 6 mil litros de leite por dia – uma vez que não se tinha quem comprasse o que é produzido. Para os próximos dias, a ideia da cooperativa é comprar o leite de cerca de 40 dos 120 produtores de Capão do Cipó. Com isso, dá-se fim a um problema que, segundo o secretário, se não fosse contornado poderia trazer prejuízos à economia local. Os cerca de 40 produtores têm, em média, uma produção de 3 mil litros de leite.
“A cooperativa irá, nessa semana, dar início ao cadastramento dos produtores de Capão do Cipó para que a produção possa ser comprada. Com isso, as propriedades rurais serão mapeadas por meio de GPS. Esperamos, nos próximos dias, que a cooperativa dê início à rota de recolhimento de leite”, projeta o secretário.
Expansão
A cooperativa, que atua nos municípios de Mata, São Pedro do Sul, Toropi e Santa Maria, tem planos de atuar também no Vale do Jaguari. Conforme o secretário Afonso da Silva, a ideia é, em breve, levar ao conhecimento do Palácio Piratini a possibilidade de buscar a ativação da Corlac (Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos) – que já foi uma das marcas mais importantes do Estado nas décadas de 1970 e 1980. “A ideia é que conseguíssemos a ativação de um posto de resfriamento, que é da Corlac, para a produção de leite”, avalia o secretário.