Conta de luz terá bandeira verde em janeiro e não haverá cobrança extra

Agência de energia disse que a bandeira verde nas tarifas é resultado de uma hidrologia que tem favorecido a produção das hidrelétricas do país.

As contas de luz em janeiro terão bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá cobrança extra dos consumidores, informou na sexta-feira (30) a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A agência disse que a bandeira verde nas tarifas é resultado de uma hidrologia que tem favorecido a produção das hidrelétricas do país.

Quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão muito baixos, são acionadas as bandeiras amarela e vermelha para pagar a geração de energia por térmicas. A bandeira amarela representa um custo adicional de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha, a taxa é de R$ 3 por 100 kWh.

Carga de energia

A carga de energia elétrica do sistema interligado do Brasil deverá apresentar alta de 3,7% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo projeção do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgada nesta sexta-feira.

O órgão apresentou ainda previsões para as chuvas na região das hidrelétricas do país em janeiro, que deverão alcançar 72% da média histórica no Sudeste, onde estão os maiores reservatórios. No Nordeste, a estimativa é de 41% da média e, no Sul, de 115%.