A partir desta segunda-feira (1º), a conta de água da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) passa a ser 7,66% mais cara, conforme reajuste aprovada na quinta-feira (28) pelo Conselho Superior da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul).
O índice aprovado baseia-se em um realinhamento tarifário anual, para – segundo a Corsan – compensar as perdas inflacionárias do período além de “atualizar a tabela tarifária vigente, assegurando o equilíbrio econômico-financeiro” da Companhia.
Os novos valores que entram em vigor na segunda só serão aplicados às faturas emitidas a partir de 1º de julho de 2015. Várias cidades do Estado, entretanto, não sofrerão o reajuste por ter municipalizado o serviço: é o caso de Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo, por exemplo.
Reajuste anual maior que o de 2014
O aumento na tarifa da água é de 1,62% maior do que o praticado em 2014. Segundo a Corsan, o cálculo é feito com base em parâmetros que medem o valor dos aluguéis, o custo da construção civil e os preços pagos pelo consumidor no supermercado, nas mensalidades escolares e despesas com saúde.