Conselho aprova reajuste nas passagens de Porto Alegre

O COMTU (Conselho Municipal de Transportes Urbanos de Porto Alegre) aprovou, há pouco, o reajuste das passagens dos coletivos da Capital. A decisão foi tomada em reunião do comitê nessa manhã. O prefeito José Fortunati deve sancionar o novo valor de 3,26 reais, mas ainda não há prazo para que ele tome essa decisão.
A decisão teve 14 votos a favor e apenas três contra: Umespa (União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Uampa (União das Associações de Moradores de Porto Alegre).
O conselho justificou o reajuste de 10,85% – de 2,95 para 3,26 reais – como forma de repor a inflação do ano passado, além do reajuste nos salários dos motoristas e cobradores. A ATP (Associação das Empresas de Transp de Passageiros de Porto Alegre) justificou que o reajuste deveria ser até maior, já que a Capital possui mais de 30% de isenções do total de passageiros.
Arredondamento
O valor sancionado pelo prefeito José Fortunati pode arredondar o valor da passagens para 3,25 ou para 3,30 reais. Em 2012, o reajuste da passagem aprovado pelo COMTU foi de 2,88 reais. Entretanto, o valor sancionado foi de 2,85 reais.