A Secretaria Estadual da Saúde no Rio Grande do Sul confirmou sete casos de sarampo no Estado gaúcho. De acordo com a nota oficial, os casos tiveram início de sintomas entre a primeira e a última semana de agosto.
Seis deles foram em residentes em Porto Alegre e um em Dois Irmãos. Todos eles adquiridos fora do Estado e, portanto, considerados importados.
De acordo com a Secretaria, os pacientes têm histórico de viagem a locais com circulação do vírus, como São Paulo e a Europa, ou vinculação a eles.
Casos
O primeiro caso foi de uma jovem de 18 anos que esteve na Itália e em São Paulo no mês de julho. Outros três com os quais teve contato, e que residem na mesma moradia, também foram diagnosticados com a doença. Com isso, foi realizada uma ação de bloqueio e vacinação de 53 pessoas próximas que não estavam vacinadas, mas que não tinham sintomas da doença.
Outros dois moradores da Capital, de 21 e 30 anos. Também foi realizada uma ação de bloqueio, com a vacinação e acompanhamento de mais de 90 pessoas próximas dos pacientes, todas sem sintomas.
Uma jovem de Dois Irmãos, de 21 anos, também teve sarampo confirmado após viagens a São Paulo. A Secretaria de Saúde do município acompanha 14 contatos da pessoa, todos assintomáticos.