Cotidiano

Confirmados dois óbitos por gripe influenza no Rio Grande do Sul

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou os dois primeiros casos de óbito por gripe no Estado. Tratam-se de dois idosos: um de 71 anos residente em São Gabriel e outro, de 79 anos, morador em Barra do Ribeiro.

De acordo com o governo do Estado, os diagnósticos foram confirmados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde para os tipos de vírus influenza A-H1N1 e A-H3N2.

Para a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o fato reforça a importância da vacinação para os grupos considerados prioritários. “Os óbitos alertam para a necessidade de as pessoas se vacinarem, principalmente as crianças, que tiveram uma das menores coberturas até agora”, disse.

O dois idosos procuraram atendimento após apresentarem sintomas de desconforto respiratório, com tosse, dor de garganta e febre.

Eles precisaram ser transferidos para leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e chegaram a iniciar o tratamento com Tamiflu. Segundo o governo do Estado, nenhum deles chegou a ser vacinado neste ano. “As internações ocorreram antes do início da campanha de vacinação para os idosos.”

Os dois tinham ainda fatores de risco. O morador de São Gabriel era diabético, enquanto a residente em Barra do Ribeiro tinha uma imunodeficiência crônica.

Até esta quarta, foram registrados nove casos pelos três tipos de vírus influenza, sendo esses óbitos entre eles.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.