A SES/RS (Secretaria Estadual da Saúde) confirmou hoje que um homem de 52 anos morreu por causa de gripe. É a quinta morte ocasionada pela doença no Estado em 2015. A vítima morava em Porto Alegre, não tinha histórico de doenças e não havia tomado a vacina. Ele foi infectado vírus Influenza A, subtipo H3N2 e morreu no dia 25 de junho.
O Estado ultrapassou a meta de vacinação, alcançando 84,3% do público prioritário vacinado. A meta era 80%. Quatro das cinco vítimas da gripe não haviam tomado a vacina contra a doença.
Outros casos
A primeira morte por gripe havia sido registrada em 22 de maio, em Canoas, na região metropolitana. Segundo o órgão estadual, a paciente tinha doença pulmonar crônica e não havia se vacinado contra a gripe. A idosa havia sido internada no início de maio com uma síndrome respiratória grave e, depois, foi diagnosticada com gripe A.
A segunda vítima foi uma mulher de 24 anos de idade, que não havia se vacinado contra a gripe. Ainda não se sabe ela tinha outras doenças que possam ter agravado o quadro. A morte da jovem, que morava em Glorinha, ocorreu por contaminação do vírus Influenza B no dia 7 de junho.
A terceira morte ocasionada por gripe no Estado em 2015 foi a de um homem de 48 anos que não havia se vacinado e era diabético. A quarta vítima foi um homem de 77 anos que havia sido vacinado contra a doença e foi infectado pelo subtipo H3N2. O homem tinha problemas pulmonares e cardiovasculares.
Cotidiano