A AL/RS (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul) deve votar hoje três projetos de lei que trancam a pauta da Casa. Os PL’s tramitam em regime de urgência. Para garantir a votação 250 policiais garantem a segurança em torno da Assembleia. Ontem, servidores estaduais bloquearam o acesso de deputados ao prédio.
Na madrugada desta quarta-feira, a BM guarnecia os prédios públicos próximos à Praça da Matriz. No Palácio Piratini e na Assembléia Legislativa, foram colocados gradis e as ruas do entorno tiveram trânsito interrompido.
O comandante do policiamento da Capital, tenente-coronel Mario Yukio Ikeda, afirma que os policiais estão no local para garantir que os deputados e funcionários possam acessar o prédio. “Vamos priorizar a ordem pública para que os manifestantes possam se manifestar livremente”, ressaltou Ikeda.
Os projetos
Ao todo, são 20 projetos de lei que estão prontos para serem apreciados pela Casa e ao menos dez devem ser votados hoje. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), comunicou – ainda pela manhã – a intenção de realização da sessão plenária hoje à tarde no Plenário 20 de Setembro.
Cotidiano
Com reforço da BM, Assembleia vota hoje projetos polêmicos
Entre os projetos que devem ser votados hoje, está o que prevê a alteração da previdência de novos servidores estaduais. A sessão plenária transcorrerá com as galerias do Plenário vazias, confirmando a presença apenas da imprensa, dos assessores de plenário e dos deputados.