Com gol Olímpico, Grêmio vence na Arena

Por Eduardo Brandelli, do Conexão Grenal


O Grêmio voltou a vencer na Arena na noite deste sábado. Após três jogos sem marcar um gol em casa, o tricolor bateu o Caxias por 3 a 1 e se recuperou na tabela do Gauchão.
O jogo começou promissor. O Grêmio atacou com muita intensidade nos primeiros cinco minutos de partida, o Caxias só se defendia e tentou saiu em contra-ataque, porém, toda a promessa de um bom jogo não se confirmou depois de passados os primeiros minutos. Ambos os times estavam extremamente nervosos em campo, errando uma quantidade absurda de passes simples, o que tornou o jogo chato.
O Caxias se defendia, jogando em um 5-3-2 totalmente recuado, arriscando somente sair em contra ataques. O Grêmio tentando pressionar o tempo todo, mas a falta de qualidade no ataque do time fez com que as tentativas parassem na defesa do time da serra.
O primeiro lance de perigo do jogo veio dos pés de Giuliano, que obrigou o goleiro Renan a fazer uma grande defesa após uma finalização à queima-roupa. Logo após este lance, houve um chute de fora da área de Douglas e assim acabaram os momentos de perigo do jogo. O gol veio somente aos 40 minutos, um gol olímpico de Douglas. Sim, um gol olímpico, somente assim foi possível abrir o placar. E assim terminou o primeiro tempo 1×0 para o Grêmio.
O início do segundo tempo foi igual à boa parte do primeiro, sem nada acontecendo, o Caxias mudou no intervalo, Vanderlei entrou no lugar de Mailson. O time da serra se abriu um pouco mais e tentou buscar o empate, mas mesmo com um pouco mais de espaço o Grêmio não conseguiu criar muitas oportunidades de gol. Os frequentes erros de passe acabaram prejudicando a produção ofensiva do tricolor. Houve uma chance de perigo em um contra ataque puxado por Douglas, Luan finalizou no canto do goleiro, mas Renan conseguiu buscar.
Passados 20 minutos, houve outra chance para o Grêmio. Douglas conseguiu a bola dentro da área, driblou o zagueiro e finalizou para fora. Com a entrada de Everaldo no lugar de Luan, o jogo melhor, o Grêmio ficou mais intenso e produziu mais. O segundo gol surgiu de um contra ataque do Grêmio, Marcelo Oliveira roubou a bola na intermediária, passou para Everaldo que em velocidade pegou a bola na área e finalizou forte, Renan espalmou e o próprio Marcelo Oliveira completou o lance.
Com o segundo gol do Grêmio o jogo esquentou e no primeiro ataque o Caxias cobrou um escanteio e Reinaldo cabeceou na trave. No lance seguinte, novamente em escanteio, saiu o gol grená, Vanderelei cabeceou no canto de Marcelo Grohe e descontou para o Caxias. Novamente em um escanteio o Caxias quase empata o jogo em um cabeceio de Breno após saída errada de Marcelo Grohe.
As esperanças do Caxias se acabaram quando aos 38 minutos, após outro contra-ataque, Yuri Mamute ganhou do zagueiro e após ficar cara a cara com o goleiro conseguiu vencê-lo e marcar o terceiro gol do Grêmio. Com a vantagem no placar Felipão resolveu ser cauteloso, tirou Giuliano e colocou Araújo.
O time de Caxias do Sul perdeu a cabeça após o gol e após uma falta dura do zagueiro André Luís no autor do terceiro gol, o zagueiro foi expulso, dando mais tranquilidade ao tricolor. Felipão não quis correr risco de lesão e colocou o garoto Everton no lugar de Mamute logo após a falta.
Everton, em seu primeiro lance quase fez o quarto gol do tricolor, mas parou em Renan, o melhor jogador do Caxias na partida. E após isso não houve mais nenhum lance relevante na partida, o jogo acabou 3 a 1 para o Grêmio.
O ataque do tricolor ainda preocupa, foi um gol olímpico e dois no contra-ataque, novamente, nenhum gol criado após uma jogada de bola trabalhada. Esse deve ser o desenho do time do Grêmio que jogará o brasileirão, retrancado, apostando na qualidade da defesa e saindo em contra-ataques para conseguir a vitória.