Algumas agências bancárias estão atendendo ao público – seja normalmente ou parcialmente – na manhã desta segunda-feira pois há efetivo da Brigada Militar realizando o policiamento ostensivo nas ruas. Entretanto, a operação dos bancos não é padronizada.
Conforme levantamento da reportagem, agências do Banco do Brasil, por exemplo, no Centro da Capital estão totalmente fechadas. Em outros bairros, o atendimento é parcial ou até normal. O mesmo acontece com outros bancos. A orientação é que os clientes procurem as agências para saber se elas funcionam ou não.
Paralisação da BM não ocorreu
Ontem, uma medida judicial em favor dos SindiBancários e pela Fetrafi (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul) impedia a abertura dos bancos se houvesse falta de policiamento.
Na sexta-feira, após o parcelamento dos salários, entidades representativas dos servidores da Brigada Militar e da Polícia Civil prometiam que os policiais ficariam aquartelados, ou seja, não realizariam o policiamento ostensivo e não deixariam os batalhões, exceto em chamados de emergência, o que não aconteceu.
Na Brigada Militar, efetivos estão nas ruas, mesmo que em alguns casos os policiais estejam realizando o policiamento ostensivo a pé. Já na Polícia Civil, segundo a UGEIRM (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Policia Civil do Rio Grande do Sul), há paralisação total da categoria.
Cotidiano