A coleta de lixo em Porto Alegre deve ser regularizada até o fim da tarde desta quinta-feira (19) após após a saída dos manifestantes da estação de transbordo de lixo da Lomba do Pinheiro. A circulação de caminhões pelo local havia sido parcialmente bloqueada por municipários em greve desde ontem.
Conforme a Prefeitura, equipes da Guarda Municipal desbloquearam as entradas da estação de transbordo, permitindo que os caminhões das coletas porta a porta e automatizada descarreguem as cargas e retomem os roteiros na Capital. O serviço de coleta deve normalizado ao longo do dia.
Os funcionários do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) no transbordo não aderiram a greve. Conforme a administração municipal, os servidores que ficaram concentrados em frente aos portões são de outros órgãos da prefeitura.
As 42 equipes da coleta domiciliar já voltaram ao serviço e outros 15 veículos da automatizada atuam nas ruas. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, a estação de transbordo do DMLU é um local vital da cidade e não pode ser usado como objeto de pressão para fins políticos e sindicais.
“O maior prejudicado pela ação dos grevistas é o cidadão. Um serviço essencial como a coleta de lixo não é moeda de troca e não é negociável. Parabéns aos servidores do DMLU, Guarda Municipal e EPTC que estão garantindo o retorno da normalidade à operação do transbordo, mesmo com o piquete montado pelo Simpa em frente ao local”, disse o secretário.