O projeto de revitalização do Largo dos Açorianos foi apresentado, na tarde desta quarta-feira (28), pelo prefeito José Fortunati, no Salão Nobre do Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre. Formuladas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as intervenções, que também contam com a parceria das pastas da Cultura e de Obras e Viação, têm licitação prevista para dezembro deste ano.
A recuperação deve passar pela reforma da estrutura, cujos problemas foram identificados após o esvaziamento do lago. “Quando identificamos a necessidade de recuperação da estrutura, percebemos que a requalificação de todo espaço era necessária, não só por ser um patrimônio histórico e uma marca da cidade, como também por ter uma localização privilegiadíssima, o que irá permitir ao cidadão desfrutar ainda mais do local”, explicou o prefeito, ao indicar também o espaço do outro lado da avenida Borges de Medeiros.
Fortunati agradeceu a parceria da SMOV (Secretaria Municipal de Obras e Viação), pelo projeto de iluminação cênica, já concluído, que será instalado logo após as obras, com previsão de seis meses a partir da conclusão do processo licitatório. Ele também citou a SMC (Secretaria Municipal da Cultura), que auxiliou na reprodução do projeto original da ponte, com as estruturas mais baixas e aparentes. Na região, já foram recuperadas as praças da Alfândega, Otávio Rocha, Dom Sebastião, Largo Dom Vicente Scherer e Isabel, a Católica, entre outras.
Projeto – Com um custo estimado em R$ 2,5 milhões, o projeto terá recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, contemplando passeios com acessibilidade, taludes e escadarias e conformação de caminhos internos. Com dois níveis – um, à esquerda da ponte, no sentido Centro/bairro, mais alto para proteger cabeamentos subterrâneos -, o lago terá chafarizes, com bombeamento a partir da parte mais baixa. Também está prevista a colocação de bordas, semelhante à fonte da Redenção, além de bancos e lixeiras.
O projeto prevê a colocação de iluminação cênica da Ponte de Pedra, com a instalação de 17 postes com 17 luminárias LED. Também serão instalados embaixo do viaduto dez projetores LED. Já a iluminação cênica da Ponte de Pedra é composta de quatro postes de aço com projetores e lâmpadas para iluminação externa. Sete linhas com quatro projetores subaquáticos de LED serão distribuídos embaixo dos arcos da ponte.
Ponte de Pedra – Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Nos anos 1970, com as modificações urbanas, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre. Conhecido como Ponte de Pedra, esse importante monumento foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade em 1979.
Cotidiano