Com atuação ruim Grêmio perde jogo contra o Brasil de Pelotas, na Arena

O Grêmio recebeu na Arena o Brasil de Pelotas pela quarta rodada do campeonato gaúcho. A equipe pelotense defendia a liderança do gauchão e foi um visitante indigesto, após um primeiro tempo regular do Tricolor a equipe não conseguiu lidar com um Brasil-Pel bem treinado e postado em campo e acabou perdendo por 1 x 0.
A equipe de Felipão teve quatro mudanças do time que venceu o Avenida no fim de semana, entraram o centroavante Marcelo Moreno no lugar de Everaldo e o meia-atacante Everton na vaga de Luan que cumpriu suspensão, o volante Walace entrou no lugar de Marcelo Oliveira que jogou pela primeira vez na posição em que foi contratado na lateral-esquerda.
No primeiro tempo o Tricolor começou com bastante iniciativa e mobilidade. Douglas foi marcado de perto, aliás marcação foi a palavra chave para esta etapa. O Brasil de Pelotas marcou o Grêmio em seu campo de defesa pressionando os volantes e zagueiros que por vezes tiveram que rifar a bola. Os primeiros escanteios do jogo foram da equipe pelotense com dois em sequência, o zagueiro Erazo afastou as duas. Galhardo em cobrança de escanteio tentou gol olímpico. Aos 20 minutos o volante Walace do Grêmio levou cartão amarelo por chegar com força desproporcional em Leandro Leite.
A melhor oportunidade do Tricolor foi com Everton aos 28 minutos que chutou de fora da área e Eduardo Martini fez boa defesa. Aos 35 minutos Galhardo cobra falta em cima da barreira, após boa jogada de Marcelo Oliveira que se livrou de dois adversários. Aos 42 minutos a melhor chance do primeiro tempo foi do Brasil-Pel que chegou trocando passes até a área do Tricolor, Alex Amado dribla Rodolpho que se recupera e afasta.
No segundo tempo logo nos primeiros minutos o Brasil de Pelotas mostrou para o que veio aos 3 minutos Alex Amado chute em cima da marcação e ganha escanteio, na sequência Marcelo Grohe sai de forma errada e Nena encosta para o gol 1 x 0. Felipão troca o Tricolor pela primeira vez aos 9 minutos, entrou Junior e saiu o amarelado Walace, fazendo com que Marcelo Oliveira ocupa-se o meio-campo e o jovem a lateral esquerda. Após o gol o Brasil-Pel inteligentemente se posicionou de forma defensiva para explorar os contra-ataques.
O Grêmio sentiu o gol e tentava alguma reação de forma desorganizada. Em boa jogada pela direita Alex Amado ganha na velocidade de Rodolpho e cruza Márcio Hahn finaliza em Erazo. Aos 19 minutos Felipão troca mais uma vez, coloca Paulino no lugar de Douglas que não se movimentava mais. O técnico Rogério Zimmermann fez a primeira troca colocou Galiardo no lugar de Márcio Hahn. Aos 27 minutos ocorre a terceira troca no Tricolor Everaldo entra no lugar de Everton que não foi o mesmo de outros jogos, nesse momento Felipão tenta a formação com dois centroavantes.
O Tricolor só teve duas chances de gol até esse momento, a primeira com Everaldo um chute que passou perto da goleira de Eduardo Martini e outra um cruzamento rasteiro o goleiro se antecipa e intercepta a bola. A equipe de Pelotas troca novamente entrou Rafael Schneider no lugar de Felipe Garcia. Aos 37 minutos Paulinho leva amarelo por falta em Alex Amado, por reclamação Wender da equipe pelotense leva amarelo. Rogério Zimmermann faz nova troca Gustavo Papa no lugar de Nena. Aos 43 Leandro Leite leva cartão amarelo por falta em Lincoln, essa foi a última oportunidade que teve o Tricolor.
Essa foi a última partida do centroavante Marcelo Moreno com a camisa Tricolor, o jogador boliviano vai para a China.
Público total: 15.153 mil pessoas.
Renda: 379.180 mil reais.
 
*Por Denilson Flores, do Conexão Grenal