Cotidiano

Coletiva seletiva passa a atender 100% das ruas de Porto Alegre

A Coleta Seletiva passa, a partir desta segunda-feira (28), a ser realizada na totalidade das ruas da cidade. Com a nova ordem de serviço assinada nesta manhã, Porto Alegre, que foi pioneira no país na separação de resíduos, estende a coleta a 100% das vias que comportam a entrada de caminhões.
Um café da manhã para os funcionários da cooperativa responsável pelo serviço antecedeu a saída dos caminhões que tiveram alterados os dias, horários e itinerários de recolhimento. Assinada pelo prefeito José Fortunati, a ordem de serviço irá qualificar a operação de recolhimento que, desde 1990, não sofria alteração, embora viesse sendo ampliada. “O novo sistema irá ampliar a coleta, qualificar o trabalho e tornar a cidade ainda mais sustentável”, acrescentou Fortunati.
Monitoramento – Após a saída dos caminhões da unidade do bairro São Geraldo, o prefeito visitou a sala onde é feito o monitoramento do sistema. A partir do GPS instalado nos veículos, um software permite identificar a localização do mesmo, o tempo de parada e até se, através de um sinal sonoro, ultrapassou a velocidade permitida.
O diretor do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), André Carús, lembra que a população pode consultar pelo telefone 156 – Fala Porto Alegre, pelo site do DMLU e pelas redes sociais as mudanças em cada bairro.
Sobre o serviço – Além de atender pelo menos duas vezes por semana a totalidade das ruas que comportam a entrada de caminhões, 19 bairros terão o serviço três vezes por semana. Atualmente, apenas o Centro Histórico é atendido três vezes por semana. O redesenho logístico teve como premissa a busca por uma maior cobertura, sem aumento de custos e equipes. Após amplo diagnóstico do serviço atual e de estudo técnico, o sistema logístico de coleta foi totalmente reformulado.
A coleta não ocorrerá mais por bairros, mas por regiões, que receberão o serviço de forma concentrada. Por isso, a consulta disponível no site do DMLU deve ser feita a partir do endereço completo (rua e número), pois há casos em que o recolhimento de recicláveis de um mesmo bairro ou rua ocorrerá em dias distintos.
Novos dias e horários – Haverá alteração de dias, horários e itinerários de recolhimento de recicláveis em toda a cidade. Não existirá mais Coleta Seletiva no turno da manhã ou no turno da tarde. Haverá coleta no turno do dia ou no turno da noite. Para locais atendidos no turno do dia, os resíduos podem ser disponibilizados para a coleta a partir das 7h e o recolhimento ocorrerá entre 8h e 17h. Para os locais atendidos no turno da noite, os materiais devem ser disponibilizados a partir das 18h e o recolhimento ocorrerá entre 19h e 1h. Os novos dias e horários estão disponíveis para consulta no site do DMLU e no número 156.
Para fazer a pesquisa no site www.portoalegre.rs.gov.br/DMLU, é necessário ter em mãos o  endereço completo (rua e número), pois há casos em que o recolhimento de recicláveis de um mesmo bairro ou rua ocorrerá em dias distintos.
Terão serviço três vezes por semana, além do Centro Histórico, a totalidade dos bairros Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Moinhos de Vento, Rio Branco e Praia de Belas. Parte dos bairros Floresta, Santa Cecília, Santana, Azenha, São João, Higienópolis, Petrópolis e Menino Deus também terão o serviço três vezes por semana.
Os novos roteiros da Coleta Seletiva foram desenhados para que não houvesse conflito com os dias e horários da Coleta Domiciliar. Em algumas vias, porém, foi necessário alterar também a Coleta Domiciliar. Nestes locais, a Assessoria Comunitária do DMLU divulgou a alteração porta a porta. Será dado um prazo de três meses para que a população se adapte ao novo serviço. Neste período, não haverá multas para disposição de resíduos recicláveis em dias e horários errados, apenas notificações, com orientações aos contribuintes.