SESSÃO NOSTALGIA

Cinemateca Paulo Amorim revive o Oscar de 1992 com '’O Silêncio dos Inocentes"

O filme foi o vencedor do Oscar daquele ano, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado

Imagem: Frame do filme ‘’O Silêncio dos Inocentes”

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), apresentará a Sessão Nostalgia com o filme “O Silêncio dos Inocentes” (The Silence of the Lambs – EUA, 1991, 118 min), vencedor do Oscar em 1992. A exibição será realizada no domingo (10), às 14 horas, na Sala Paulo Amorim, localizada na CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), que fica na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Os ingressos para a Sessão Nostalgia custarão R$ 8,00, com direito a meia-entrada para todos os espectadores. Após a exibição do filme, os críticos Rodrigo de Oliveira, da revista digital Almanaque21, e Bruna Haas, da CPA (Cinemateca Paulo Amorim), irão discutir sobre a festa do Oscar e comentar os filmes indicados para a premiação deste ano.

O filme

Baseado no livro de Thomas Harris, o filme dirigido por Jonathan Demme conta a história de Clarice Starling (Jodie Foster), uma estagiária do FBI, e Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra brilhante. Starling recebe a missão de encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para compreender sua mente, ela decide conversar com Hannibal Lecter, um psiquiatra preso por canibalismo.

No ano da premiação do Oscar, o filme ganhou várias categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. A classificação indicativa é 14 anos.