Cinco mil pessoas já usaram a linha municipal do Catamarã em Porto Alegre

A linha municipal do catamarã, entre o Centro da Capital e a zona Sul da cidade, bairro Cristal, foi utilizada por cinco mil pessoas em apenas um mês. Nesses 30 dias, 16 mil usuários passaram pelo píer do BarraShopping Sul, que possibilita viagens também para Guaíba. Os dados comprovam o sucesso da iniciativa da prefeitura, pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), com apoio da Metroplan e da Catsul.
A primeira viagem aconteceu no dia 25 de dezembro, quando foi assinado convênio entre a empresa Catsul, EPTC, Metroplan e AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS), garantindo o funcionamento da nova linha hidroviária. Para a EPTC, o número é positivo e demonstra que há um interesse pelo catamarã. “É um pequeno panorama. Com a cidade mais movimentada, acreditamos que a procura será maior ainda, mas já é um sinal de que valeu a pena o esforço conjunto de diversos órgãos para que a linha saísse do papel. Nosso objetivo é tornar o catamarã mais uma alternativa de transporte para a cidade”, afirma Marcelo Soletti, diretor de Operações da EPTC.
Otávio Perricelli, paulista, morador de São Paulo (capital), veio visitar a família da esposa e aprovou o catamarã. “Achei o serviço muito bem organizado, com atendimento no horário previsto. O trajeto é muito bonito, dá para ver o museu Iberê Camargo, o estádio Beira-Rio. A principal vantagem é que a viagem acontece sem interrupções. Vale muito a pena”, disse.
Reclamações – Usuários do Terminal do Catamarã na Zona Sul de Porto Alegre guardam algumas reclamações sobre o ponto de embarque e desembarque. Para os usuários, o terminal possui tamanho inferior ao que deveria, ficando lotado nos finais de semana e não protegendo os usuários em dias de chuva. Ainda há reclamações sobre os poucos horários para a travessia e a falta de estacionamento gratuito na região, obrigando estacionamento no Shopping próximo, encarecendo a tarifa. A Metroplan e o BarraShopping Sul estudam diminuir o valor da tarifa do estacionamento para usuários do Catamarã.
Novas linhas – EPTC, CatSul e MetroPlan estudam a implantação de mais linhas de transporte hidroviário em Porto Alegre e na região metropolitana.
Serviço – A linha do catamarã de Porto Alegre (Cais Mauá-Barra Shopping) tem tarifa de R$ 5. Na intermunicipal (Guaíba-Cais Mauá ou Barra Shopping), o valor segue R$ 7,35. O catamarã da Capital tem embarcações com capacidade para 120 pessoas sentadas, paraciclos (estacionamento de bicicletas), ar-condicionado e televisão a bordo. No site da Catsul (www.catsul.com.br) estão todos os horários de atendimento das linhas.