EVENTO

Cientista da Nasa apresenta palestra em Porto Alegre

Cientista é convidada da BrazilJS Conf, que ocorre nos dias 25 e 26 de abril

Cientista física Africa Flores-Anderson. Foto: Arquivo pessoal

Cientista da Nasa (agência espacial americana) apresenta palestra em Porto Alegre sobre questões ambientais. Objetivo é fomentar a discussão sobre o tema, principalmente entre profissionais e entusiastas da tecnologia.

A cientista física Africa Flores-Anderson, convidada da BrazilJS Conf, que usa linguagens de programação em seu trabalho, vai abordar questões sobre novos paradigmas de observações da Terra vista do espaço, como alta resolução temporal, espacial e espectral, e suas implicações para a gestão dos recursos naturais e benefício social.

O que esperar das próximas missões de satélite prestes a serem lançadas também é um tópico a ser trabalhado. O evento ocorre no Auditório Araújo Vianna nos dias 25 e 26 de abril. Ingressos já estão disponíveis aqui neste link.

“Espero partilhar com o público as novas oportunidades que a Idade de Ouro das observações da Terra representa para a sociedade e como a programação é fundamental para explorar os benefícios econômicos e sociais desta nova tecnologia”, adianta Africa.

Natural da Guatemala, Africa tem 17 anos de experiência em ciências de detecção remota por satélite. Ela possui experiência no processamento e análise de observações de satélite para análises ecológicas e no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para usuários em todo o mundo.

Liderou iniciativas para aumentar o acesso, compreensão e aplicação de observações de satélite para fins ambientais, como o Manual SAR (com mais de 1 milhão de acessos em todo o mundo).

Sua pesquisa concentra-se no monitoramento e previsão da qualidade da água e da cobertura do solo usando uma variedade de dados de satélite.

Em 2020, Africa foi reconhecida como Mulher Geoespacial Campeã do Ano pelo seu trabalho na utilização e disseminação de dados de Observação da Terra e tecnologias geoespaciais para melhorar as capacidades dos países de todo o mundo na gestão dos seus recursos naturais.

“A Africa é uma cientista renomada da Nasa, sendo uma das responsáveis pela área de pesquisa e aplicação de uso dos satélites para estudo da geografia do planeta utilizando JavaScript. Ela tem um currículo muito denso, com muitas referências acadêmicas. Assistir ela na BrazilJS é uma oportunidade para entender o trabalho incrível que a Africa faz e como é o uso de JavaScript dentro da agência espacial utilizando algumas APIs (Interface de Programação de Aplicação, em português), inclusive o próprio Google Earth, por exemplo. Vai ser muito legal!”, adianta o CTO da On2 e também cofundador da BrazilJS, Felipe Nascimento.

Sobre a conferência BrazilJS

Ser o propulsor para um grande encontro de pessoas desenvolvedoras e disseminar a importância da tecnologia, da ciência e da educação na vida cotidiana. Essa é a missão da BrazilJS Conf.

Em Porto Alegre, será a retomada das atividades presenciais (a última com público in loco foi em 2019).
A BrazilJS nasceu em 2011 e, já em sua primeira edição, consolidou-se como um dos mais importantes eventos no Brasil, promovendo um espaço no qual pessoas que trabalham com tecnologia possam se atualizar e discutir sobre mercado e o mundo da programação.

Desde então, a conferência promoveu nove eventos presenciais em Porto Alegre, além de dois on-line, e reuniu ao todo mais de 12 mil participantes e 180 palestrantes nacionais e internacionais.

A edição 2024 auditório Araújo Vianna, na capital gaúcha, com um público esperado de mais de três mil pessoas por dia.

Desde a primeira edição, a conferência já trouxe nomes e atrações como Brendan Eich (criador da linguagem JavaScript), Vint Cerf (um dos pais da internet e criador dos protocolos TCP/IP), Jem Young (Netflix), Mina Markham (Slack), Ada Rose Cannon (Apple) e Guillermo Rauch (fundador da Vercel).