Cotidiano

Cidades do RS integram projeto turístico que facilita acesso ao mercado mundial

O Ministério do Turismo divulgou os destinos no Rio Grande do Sul que farão parte do projeto Rotas Estratégicas para o Mercado Internacional. Serão 12 cidades gaúchas de cinco regiões distintas do estado, divididas em duas categorias: Serra Gaúcha, com os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Garibaldi, São José dos Ausentes, Jaquirana e Cambará do Sul; e Porto Alegre e Missões, com a capital e São Miguel das Missões.

Os selecionados serão beneficiados com o mapeamento de oportunidades de investimentos, orientações acerca do desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes, estudos de mercado e posicionamento de imagem. De acordo com o ministério, as Rotas Estratégicas foram selecionadas por meio de critérios técnicos definidos em conjunto com Sebrae e Embratur.

As rotas são consideradas mais maduras e seus destinos já são comercializados por operadoras de turismo internacionais, possuindo maior fluxo turístico de lazer, entre outros requisitos. O projeto buscou contemplar cada estado brasileiro com ao menos uma rota. O Rio Grande do Sul faz parte dos estados contemplados com mais de uma rota por critérios mercadológicos.