Ciclone afetou ao menos 132 mil pessoas na Oceania, diz ONU

Da Agência ANSA


O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) informou que ao menos 132 mil pessoas, entre elas 54 mil crianças, estão necessitando de ajuda humanitária urgente no arquipélago de Vanuatu, na Oceania. A entidade das ONU (Organização das Nações Unidas) ainda classificou, em comunicado, o episódio como “uma das piores tragédias da história do Pacífico”. O número de mortos é de 44, mas ainda pode aumentar.
Ainda não se sabe ao certo o número de vítimas que a passagem do ciclone Pam deixou na região, mas governo fala em dezenas.Informes preliminares apontaram que cerca de 80% das casas podem ter sido seriamente danificadas.
Diante da tragédia, a Comissão Europeia anunciou o envio de 1 milhão de euros a Vanuatu. O fundo é destinado às vítimas mais afetadas pelo desastre, especialmente para fornecer abrigo, água potável e remédios. “A Europa fará parte da resposta imediata e dos esforços de recuperação”, disse alta representante para Política Externa da União Europeia (UE), a italiana Federica Mogherini.