Cotidiano

Chuvas no Estado já atingem 38 mil pessoas e 2 mil estão desabrigados

Conforme o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado no fim da manhã desta segunda-feira, ao 12h, há 63 municípios afetados pelas chuvas. Nesses locais, 38.228 pessoas foram atingidas e 2.713 estão em abrigos.
Depois das chuvas da madrugada, em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, há 840 desabrigados e um total de 9.500 pessoas atingidas.
Os municípios de Esteio e Rolante decretaram situação de emergência. As prefeituras de Riozinho, Cachoeirinha, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Alvorada, Parobé, Portão, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Porto Xavier, Barra do Quarai, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Irai, Pinheirinho do Vale, Cerro Grande, Montenegro, Hulha Negra, Bagé, e Porto Mauá estão em análise de dados, visando à decretação de situação de emergência.
Receberam itens de ajuda humanitária (kits dormitório e kits de higiene pessoal) os municípios de Esteio, Montenegro, Rolante e São Sebastião do Caí.

Controle dos Atingidos:

Cidades afetadas:

63

Pessoas atingidas:

38.228

Pessoas em abrigos:

2.713

Situação de Emergência

2 municípios

Análise da Situação de Emergência

21 municípios

A Defesa Civil segue monitorando todas as áreas de risco e cidades atingidas. Segundo informações das coordenadorias regionais a situação em alguns municípios é de inundação e riscos de deslizamentos.

Pelotas

Inundação

São Lourenço do Sul

Inundação

Porto Alegre

Risco de deslizamento

Santa Maria

Inundações e risco de deslizamento

Cruzeiro do Sul

Risco de deslizamento

Teutônia

Risco de deslizamento

São Sebastião do Caí

Inundação

Cachoeira do Sul

Inundação

Lageado

Risco de deslizamento

Três Coroas

Risco de deslizamento

Eldorado do Sul

Inundação

Informações ou pedidos de auxilio devem ser encaminhados através do telefone 199.