O governo de Moçambique, situado na África, emitiu hoje (29) um alerta laranja para todas províncias do país, na sequência do mau tempo que já provocou cinco mortes e destruiu infraestruturas na província de Cabo Delgado.
“Foi decretado o alerta laranja para todas as províncias, o que vai ajudar a que se faça o pré-posicionamento. É importante que o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades se prepare, de modo que, caso ocorra uma situação igual a que se registra em Cabo Delgado, as infraestruturas já estejam prontas para fazer a busca e salvamento”, disse a ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua.
Além de destruir mais de 500 casas na cidade de Pemba, as chuvas e ventos em Cabo Delgado causaram o desabamento da ponte sobre o rio Montepuez, isolando sete distritos do norte da província, disse fonte da Administração Nacional de Estradas.
A ativação do alerta visa dar celeridade à mobilização de recursos para a assistência a possíveis vítimas. A época chuvosa no país só termina em abril.