A Defesa Civil atualizou o número de desabrigados pela chuva e ele subiu para 50.728 pessoas. Destas, 2.029 estão em abrigos públicos. São 63 cidades atingidas, das quais 26 em estado de emergência. Algumas cidades já receberam ajuda humanitária, com donativos de alimentos, colchões e kits dormitórios, limpeza e higiene.
A Defesa Civil segue monitorando todas as áreas de risco e cidades atingidas. Doações podem ser realizadas em qualquer batalhão da Brigada Militar ou Corpo de Bombeiros e, na Capital, no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari): avenida Borges de Medeiros, 1501, Centro. Informação ou pedidos de auxílio devem ser encaminhados pelo telefone 199.
Em Novo Hamburgo, são cerca de 4 mil pessoas afetadas. Cerca de 300 moradores passaram a noite em três abrigos públicos. Em São Leopoldo, até o final da madrugada, cerca de 150 pessoas permaneciam em ginásios públicos do município. Em Esteio, cerca de 600 moradores ainda estão em oito abrigos públicos, do total de 1,5 mil atingidos nos últimos dias, segundo a prefeitura.
Em Gravataí, cidade da Região Metropolitana mais castigada pelas chuvas entre domingo e segunda, mais de 9,5 mil pessoas foram afetadas. Em Cachoeirinha, a prefeitura calcula que 380 pessoas estejam fora de casa, sendo que cerca de 130 foram abrigadas em ginásios públicos, desde ontem.
Previsão do tempo
Para os próximos dias, a previsão é de tempo seco e estável, o retorno das chuvas deverá ocorrer entre sexta-feira (24) e sábado (25). A partir de domingo (26) retorna o tempo seco, por cerca de uma semana.