O deslocamento de novas áreas de instabilidade e de uma frente fria devem permitir, pelo menos, dois episódios de chuva mais organizada ao longo dos próximos dias no Sul do Brasil.
As simulações numéricas indicam que entre esta segunda (29) e terça-feira (30), a precipitação volte a ser registrada, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Novamente, entre quinta (02) e sexta-feira (03), uma área alongada de baixa pressão atmosférica dará origem a uma nova frente fria sobre a Região Sul e por isso retornam as condições para chuvas volumosas, desta vez sobre boa parte dos três estados, antes de se deslocar para Mato Grosso do Sul e São Paulo, o que torna o padrão anômalo para o mês de julho.
A tendência das simulações também é de queda acentuada de temperatura, principalmente no final de semana, mas com chuva, o que pode frustrar a ocorrência de geada.
No Brasil, apenas o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda no domingo (28), emitiu aviso meteorológico para chuva forte na metade sul do Rio Grande do Sul enquanto meteorologistas do Accu Weather, dos Estados Unidos, estenderam seu prognóstico ressaltando o grau de um possível evento de chuva volumosa previsto, o que poderá ocasionar em alagamentos em várias cidades.
O modelo brasileiro COSMO rodado pelo Inmet mantém o prognóstico para precipitação superior a 100 milímetros ao longo dos próximos sete dias e com extremos ainda maiores, acima de 150 mm, em municípios do noroeste e norte gaúcho e em toda a metade sul do Paraná, incluindo parte da bacia do rio Iguaçu.
Cotidiano