A chuva intensa que atingiu o Litoral Norte do Rio Grande do Sul deixou comunidades isoladas nesta quarta-feira (20). As cidades mais atingidas são Maquiné, Morrinhos do Sul e Caraá.
Conforme dados da rede do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), choveu 97 mm (milímetros) entre as 20h de terça-feira e as 20h desta quarta. O grande volume de chuva fez rios e arroios subirem rapidamente na região.
Em Maquiné, o rio Forqueta subiu rapidamente e interrompeu o trânsito na estrada que dá ao distrito de Barra do Ouro. As comunidades de Sanga Seca, Garapiar, Forqueta, Pedra de Amular e Encantado. Os moradores estão seguros em suas casas. No entanto, não há como as equipes da Defesa Civil chegarem às comunidades antes que o rio baixe.
No município de Morrinhos do Sul, o acesso pela rodovia ERS-494, por Três Cachoeiras, está bloqueado devido ao grande volume de água. Não há registor de outros relatos de danos.
Já em Caraá, a Defesa Civil alertou aos moradores sobre os riscos na travessia de barragens devido a elevação de arroios. Não houve registro de danos, nem desabrigados ou desalojados.