Após o Vale do Rio Pardo e a região metropolitana sofrerem por conta das enchentes, agora é a região Sul do RS que recebe o excesso de chuva do início do mês. Após receber os volumes de chuvas dos afluentes do Guaíba – Jacuí, Sinos, Caí e Gravataí – a Lagoa dos Patos subiu 1,5 metro acima do normal. Em Pelotas, pelo menos mil residências foram atingidas pela cheia na Lagoa dos Patos em Pelotas, conforme balanço da Defesa Civil do município.
Mais de 250 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa dos alagamentos, que atingem, principalmente, os bairros Valverde, Novo Valverde, Colônia Z-3 e a praia do Laranjal. Em outubro, a chuva está muito acima do esperado para esta época.
Pela manhã, efetivos da Defesa Civil, Bombeiros, Brigada Militar e do Exército retiraram moradores que tiveram as casas alagadas. Algumas famílias da Colônia de Pescadores Z-3 estão sendo encaminhadas para a Paróquia do bairro. Moradores do Novo Valverde estão indo para casa de parentes. Conforme o Poder Municipal, não há estimativa do número de atingidos.
Cerca de 400 militares da Operação Haiti 2016 foram incorporados a força tarefa de resgate às vítimas dos alagamentos. São três equipes: duas no Valverde e uma na Colônia Z3. O exército disponibilizou caminhões e homens que estão trabalhando junto à Defesa Civil.
Nível das águas
O nível das águas segue baixando desde a manhã de hoje (20). A Lagoa dos Patos baixou 30 centímetros e o nível do canal São Gonçalo desceu 21 cm, a régua marcava 2,04 metros nesta tarde.
Prefeitura e Câmara de Pelotas recebem doações
A Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão recebendo doações para os atingidos pela cheia no saguão do órgão legislativo, na rua 15 de Novembro, 207, das 8h às 20h. No Laranjal, as doações podem ser feitas na Paróquia Santo Antônio, na avenida José Maria da Fontoura. Outros locais para doação, são no terceiro piso da Rodoviária ou na Secretaria de Justiça e Segurança Social, na rua Marechal Deodoro, 404, em horário comercial.